Como se especializar em manutenção de condomínios

A manutenção preventiva de condomínios deve ser tratada com seriedade, pois a falta dela pode ocasionar grandes perdas ao ambiente em questão e, ainda mais grave, trazer riscos aos moradores do local.

Fazer uma manutenção programada no condomínio, evita o aparecimento de falhas em operações e equipamentos, fazendo com que os custos e imprevistos sejam mínimos.

O síndico é o profissional encarregado de cuidar de todos esses detalhes em um condomínio, entrar em contato com serviços de desentupidora, eletricistas etc; e ser o responsável por esses serviços e estar à frente dessas obrigações não é uma tarefa fácil, mas com disciplina, organização e ciência de tudo que deve ser feito, se tornará mais simples saber administrar.

Veja a seguir quais características precisa ter para se especializar em manutenção de condomínios e algumas das tarefas que deverá cumprir.

O que é preciso para ser um síndico profissional

Para se tornar um síndico profissional, é de extrema importância que possua algumas qualidades e competências para que esteja apto a desempenhar as atividades deste cargo.

Organização:

Para executar com maestria a função de síndico profissional, é necessário que o mesmo seja muito organizado.

Organização é um ponto fundamental, pois o cargo exige total atenção e controle de planilhas, pagamentos, prestação de contas e trato diário com diversos tipos de documentos.

Sem uma organização impecável, se torna impossível obter uma boa administração em cumprir os prazos de suas tarefas.

Senso de liderança:

Ter um bom senso de liderança talvez seja umas das principais características que um síndico profissional deve possuir. O síndico frequentemente precisará estar liderar e estar à frente não apenas das questões sobre o condomínio, como os moradores, mas também dos prestadores de outros serviços e dos funcionários.

É muito importante também que tenha uma boa comunicação, pois estará em contato com inúmeras pessoas diariamente. Saber se comunicar de forma clara e objetiva ao alertar pontos importantes para o funcionamento correto do condomínio é essencial.

Tipos de manutenção essenciais para condomínios

Manutenção na parte hidráulica e elétrica

É fundamental que haja a análise das condições do sistema de instalação de aquecedor de gás, redes hidráulicas e elétricas para evitar que ocorram erros e antecipar possíveis falhas e acidentes.

Por isso, contrate profissionais especializados, pois o grau de complexidade dos sistemas e equipamentos requer a atenção de profissionais qualificados. Ações incorretas, feitas por quem não tenha conhecimentos na área, também podem ocasionar graves acidentes.

É importante também observar as condições da instalação de CFTV (sistema de televisão que distribui sinais de câmeras localizadas em locais específicos, para um ou mais pontos de visualização) em condomínios que possuírem esse sistema de segurança. Estar atento ao funcionamento das câmeras, protege o local de invasões e garante a segurança dos moradores.

Manutenção de equipamentos eletrônicos, como os portões

As portas e portões de um condomínio normalmente são elétricas, então é fundamental estar atento às suas condições de funcionamento para garantir a segurança e tranquilidade dos moradores.

O ideal é que seja realizada manutenção preventiva em portas e portões eletrônicos, pois como todo equipamento e sistema automatizado, estão suscetíveis a falhas.

Observar condições de pintura

A fachada do condomínio e as estruturas internas precisam estar em perfeito estado, pois a pintura é como um “cartão de visita” e é no que os moradores e visitantes reparam de imediato.

Portanto, é recomendado que a repintura seja feita a cada 5 anos ou conforme a necessidade de reparações.

Cuidar das áreas de lazer

As piscinas devem ser limpas semanalmente, incluindo a troca de água e medição do pH. Fica por decisão do síndico determinar quais serão os dias que essas ações devem acontecer, mas o ideal é que ocorram no início da semana.

A manutenção deve incluir também a limpeza das bordas, limpeza dos filtros, retirada de impurezas e aplicação de cloro.

Os jardins precisam ser cuidados diariamente e bem conversados para que não percam a beleza.

E os condomínios que possuem playgrounds e brinquedos para criança, devem realizar a higienização dos equipamentos semanalmente, de forma adequada para garantir a saúde das crianças e conservação dos brinquedos.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *