Deseja abrir a própria empresa? Veja aqui 4 erros que você não deve cometer

Abrir uma empresa não é nada fácil, pois são muitas as responsabilidades e detalhes burocráticos a serem pensados.

E é um fato que, ao começar um empreendimento, o que se espera é que tudo caminhe bem e que não haja dores de cabeça. E para facilitar este processo, listamos aqui 4 erros que você não deve cometer ao abrir sua empresa.

Documentação em falta

Não estar com todos os documentos necessários em mãos na hora de abrir uma empresa, como a certidão de matrícula de imóvel, cópia do último IPTU, comprovante da propriedade do endereço/contrato de aluguel, dentre outros, é um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer.

A documentação pode variar caso o negócio seja uma empresa comercial, uma prestação de serviços ou uma indústria.

Tudo começa pela escolha do nome, até o local a se instalar, a sede, passa pelo investimento inicial e vai até os sócios e o tipo empresarial; absolutamente tudo deve ser pensado pelo futuro empreendedor antes de dar um passo inicial na abertura do negócio.

O dono da empresa não precisa, necessariamente, ter o domínio de todos estes processos, e por isso pode buscar a ajuda de um profissional qualificado e especializado para cuidar de todos os procedimentos que precisam ser realizados.

Burocracia em excesso

Assim que se inicia um negócio ou até mesmo antes de iniciar seu funcionamento, é importante saber que um contador é uma peça crucial para a sua evolução e crescimento.

Um contador e um advogado são a dupla essencial para que o tempo seja economizado neste processo, fazendo com que a empresa possa gerar os resultados esperados com mais agilidade e menos tempo de espera.

Falta de planejamento

Tudo o que tratamos sem organização tende a não obter resultados positivos, se tratando de negócios o resultado é exatamente o mesmo.

Abrir uma empresa com desorganização e falta de planejamento pode fazer com que as chances de que tudo desande sejam grandes.

Um plano de negócios é algo imprescindível para um empreendimento, não importa qual seja o seu segmento.

Por isso, antes de qualquer decisão, é preciso que detalhe quanto dinheiro você deseja e pode investir desde os produtos e serviços que serão oferecidos, até os procedimentos relacionados à expansão de atividades.

Manuseie e tenha um controle consciente com relação ao seu dinheiro e seus gastos e tenha sempre uma reserva. Ter um capital de giro para estar tranquilo durante os primeiros meses, pelo menos, é fundamental.

Fazer um planejamento minucioso permite que sua empresa seja pensada para crescer no futuro e não apenas para estar atuando no presente.

Escolha errada de profissionais

O sucesso de uma empresa depende não apenas de um bom planejamento, um ótimo contador, um ótimo advogado e um negócio bem arquitetado se você não encontrar pessoas suficientes para fazer que ela prospere e vá para frente.

Para que uma empresa caminhe rumo à vitória, os profissionais que trabalham nela precisam estar dispostos a caminhar juntos.

Quanto maior for o nível de complexidade do seu negócio, maior será o tempo e a necessidade de pesquisa junto a empresas de recursos humanos para que a escolha de funcionários adequados seja feita.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *