Finanças: Qual é a melhor maneira de aprender sobre ações?

Finanças: Qual é a melhor maneira de aprender sobre ações?

Investir é uma tomada de decisão prudente a longo prazo, então, se você está procurando day trading, procure outro lugar. Não acredito que seja uma estratégia viável para a maioria das pessoas, e as pessoas perdem a camisa ao especular, ao invés de investir.

Dito isso, o que é o mercado de ações? Fácil! É um lugar onde as pessoas vão e negociam ações, certo? Errado.

O mercado de ações é uma mistura de pessoas e instituições heterogêneas (diferentes) que negociam partes de empresas por uma variedade de razões diferentes em muitos lugares diferentes ao mesmo tempo.

Como começar?

Algumas pessoas tomam decisões de investimento planejando a aposentadoria, outras são gestores de fundos ou seguradoras ou doações que implementam estratégias destinadas a gerar retornos ou proteger contra riscos.

Algumas são corretoras ou negociando spreads ou valor relativo, e outras são “fundos” (instituições com pools de fundos de investidores) que procuram comprar ou vender grandes investimentos a um preço justo, em vez de negociar com uma contraparte específica.

Tudo isso pode acontecer dentro ou fora da bolsa. Se você comprar ações de um corretor, é provável que o corretor preencha o pedido diretamente e o seu pedido nunca irá para uma bolsa.

Esta também não é uma lista exaustiva de instituições, por exemplo, exclui grandes ETFs que negociam todas as ações que rastreiam regularmente com base nas mudanças no tamanho do fundo.

Para quem quer se familiarizar com o mercado de ações, sugiro que tente entender alguns conceitos principais:

Notícias:

Leia o Wall Street Journal (impresso), o Financial Times (online) e outras fontes disponíveis para se informar sobre o assunto.

Procure excelente jornalismo, porque o mercado de ações se move em resposta a coisas tão amplas como a política externa e tão específicas quanto um executivo com grande histórico de empresas de mudança.

Saber estar informado vai ajudar a organizar as suas finanças, investir em algo seja para conquistar um consorcio contemplado veículos ou para outro bem.

Estrutura do mercado

Quem são os participantes do mercado e como funcionam? Em todas as bolsas / dark pools / corretoras / lojas de compra somente, poderia haver centenas de lugares para comprar uma determinada ação.

Para um investidor de varejo (alguém que não tem grandes somas de dinheiro e não passa por outros requisitos para ser considerado institucional / alto patrimônio líquido / sofisticado), pode haver menos opções, mas ainda assim um grande número.

Comprar uma ação 1% mais barata do que você de outra forma pareceria trivial, mas os retornos compostos com o tempo e aquele 1% extra composto ao longo de mais de 20 anos faz uma grande diferença.

Existe um livro chamado algo como “Bancos de investimento, fundos de hedge, patrimônio privado e capital de risco” que traz uma ótima introdução à estrutura de mercado.

Grandes empresas estrangeiras podem negociar no balcão como penny stocks porque não cumprem os requisitos de arquivamento/ não registram na SEC de forma adequada para serem negociadas em bolsa.

É importante entender o porquê disso, porque você precisa ser capaz de distinguir entre a Nestlé e um estoque de moeda de um centavo.

Títulos, o que são? Existem muitos títulos diferentes por aí em um grande número de classes de ativos, incluindo imóveis, ações públicas (ações), etc.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *