Periodontite – O que causa esse problema e como tratá-lo?

Algumas pessoas quando realizam a escovação dos dentes percebem que em determinados pontos, há um sangramento. No entanto, muitas dessas pessoas não dão atenção para esse acontecimento. Isso já aconteceu com você?

Se já aconteceu, então você deve procurar um dentista o quanto antes, pois esse sangramento é sinal de algo não está bem com a sua saúde bucal.

Neste artigo nós vamos falar mais desse problema que se chama periodontite e porque ele é um risco para saúde.  

O que é Periodontite?

A periodontite é uma condição avançada de outro problema bucal conhecido como gengivite. A gengivite é um problema que ocorre por causa da má higiene da boca. Quando esse problema não é resolvido, a periodontite é certa.

Sua gravidade se dá por se tratar de uma doença infecciosa e bacteriana, que compromete os ossos que ficam ao redor do dente. Quando não há o cuidado necessário, essa doença pode trazer muitos prejuízos à saúde como um todo. Por isso, é importante passar por uma avaliação odontológica e cogitar até mesmo a possibilidade de fazer um plano odontológico para fazer um tratamento e cuidar deste problema.

O que causa este problema?

Por meio do excesso de placas bacterianas em torno dos dentes e da gengiva, essa doença se instala. Além disso, há problemas como o excesso de cáries que também colabora  para o surgimento dessa doença.

Ela também pode aparecer quando não há um encaixe adequado dos dentes, pois nessas condições é mais fácil acumular resto de comida entre os dentes. Da mesma forma, não podemos nos esquecer de citar os tártaros e a pouca produção de saliva.

Outro fator que contribui para o surgimento deste problema é o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas e a utilização de alguns remédios como, por exemplo, os antibióticos.

Algumas doenças pré-existentes também contribuem para o aparecimento deste mal como, por exemplo, a diabetes.

Quais os sintomas de Periodontite?

Quando há um problema de saúde instalado, o nosso corpo sempre dá sinais e com a periodontite não é diferente.

Geralmente, quem tem este problema tem um mau hálito, aliás, esse é o sintoma mais comum de quem tem periodontite. Outro sintoma muito comum é o sangramento que acontece geralmente no momento da escovação.

Além desses, também tem o escurecimento da gengiva, que normalmente causa algumas dores, ou seja, a região afetada fica mais sensível e por fim a inflamação da região.

Qual o tratamento para Periodontite?

O tratamento começa com uma limpeza muito bem feita por um profissional da área. Além disso, o dentista pode passar o uso de alguns remédios para combater a inflamação, geralmente são antibióticos.

Faz parte do tratamento também o uso de um enxaguante bucal específico para periodontite. Quando a área afetada está muito comprometida, uma cirurgia pode ser necessária.   

Como prevenir este problema?

A prevenção se dá primeiramente por uma boa escovação e limpeza regular dos dentes. Por isso, é tão importante que as visitas ao dentista ocorram com regularidade. Quando a saúde bucal está muito comprometida, o interessante é fazer um plano odontológico para que todos os procedimentos necessários possam ser feitos sem interrupções.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *