Saiba quais são as áreas que pode trabalhar um profissional de enfermagem

A área da saúde é, sem dúvidas, uma das mais amplas que existem, dando ao profissional que atua nesse segmento inúmeros caminhos para seguir. E isso vale também para profissionais da enfermagem, pois seu trabalho não se resume apenas em hospitais.

São várias as áreas de atuação que um enfermeiro pode escolher para se especializar, e foi pensando nisso que separamos aqui várias dicas e possibilidades. 

Se é seu sonho se tornar um profissional de enfermagem, mas não sabe por qual caminho seguir ou se já é um enfermeiro e deseja expandir os horizontes, já separa o pijama cirúrgico ou o jaleco masculino e continue lendo a seguir.

Atendimento domiciliar (home care)

Home Care é um termo em inglês que significa Assistência Médica Domiciliar. Nessa modalidade, que hoje em dia é uma obrigação do SUS e da saúde suplementar, é permitida a desospitalização precoce dos pacientes e visa ajudar pacientes com doenças crônicas e grande dependência para cuidados da vida diária e de enfermagem.

Um enfermeiro home care realiza a maior parte das tarefas que teria em um hospital, mas na casa do paciente.

 

Especializações clínicas

Quando se fala da profissão de enfermeiro, a associamos apenas ao trabalho generalista em clínicas e hospitais. Mas é verdade que existe uma infinita gama de possibilidades de especializações clínicas. Em resumo, a variedade é a mesma que a vivenciada pelos profissionais da área da Medicina.

Sendo assim, um enfermeiro pode se especializar em determinadas áreas, como a Enfermagem pediátrica, cirúrgica ou do trabalho, por exemplo. Isso irá trazer novas oportunidades de carreira e uma remuneração consideravelmente maior e mais vantajosa.

 

Centros cirúrgicos 

No pré-operatório, os enfermeiros são responsáveis por preparar o paciente para a hora da cirurgia. Eles coletam materiais para realização de exames, cuidam da higiene pessoal, da alimentação, administram remédios e são responsáveis por atualizar o prontuário.

Durante o procedimento, eles estão encarregados de controlar os sinais vitais do paciente e manter os curativos sempre limpos e secos. Já no pós-operatório, além de realizarem as tarefas citadas anteriormente, também verificam o funcionamento de sondas e soro e medicação para o paciente em casos de dor.

Acadêmica

Uma possibilidade muito diferente da que estamos acostumados é a Enfermagem acadêmica. Além de trazer muito reconhecimento e uma boa remuneração, se tornar um professor de faculdade ou se dedicar a pesquisas é algo que pode fazer gerar um diferencial na carreira de um enfermeiro.

Esse ramo de atuação é indicado também para profissionais que buscam novos ares no ambiente de trabalho, especialmente para os que têm sede de conhecimento e aprendizado e desejam contribuir de alguma forma para a formação de novos cientistas no país.

Forense

Por fim, mas não menos importante, uma área em constante crescimento e que tem atraído cada vez mais pessoas interessadas é o campo forense. O enfermeiro que escolher trabalhar nessa área terá responsabilidades técnicas para a solução de crimes.

O enfermeiro forense poderá lidar com perícias e processos jurídicos ou atuar de modo mais incisivo. De qualquer forma, ele estará auxiliando na resolução de crimes e na promoção da justiça nos mais variados casos.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *